GameIN
Laboratório de Inclusão em Jogos: Processos de Criação de Média para Acessibilidade
Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility
2022.07939.PTDC
Entre 2009 e 2018 as queixas relativas a práticas discriminatórias contra pessoas com deficiência aumentou 1935%, devendo-se destacar o desafio da transição para um paradigma de educação verdadeiramente inclusiva com fatores potenciadores capazes de promover uma melhor integração de pessoas com deficiência em contexto escolar e profissional (Pinto & Pinto, 2019). A realidade de 15558 adultos com de Deficiência Intelectual (DI) em Centros de Atividade Ocupacionais (CAO) em 2018, revela necessidades ocupacionais e formativas específicas que são prioritárias, como o desenvolvimento da sua autonomia ou o desempenho de atividades socialmente úteis. A investigação científica no campo da DI já demonstrou que fomentar a inclusão dos adultos
com DI implica que os projetos de intervenção foquem a experiência pessoal da inclusão do indivíduo com DI, remetendo-o para o centro do seu próprio processo de autonomia e autodeterminação (Cobigo et al., 2012). Contrariando esta tendência, o campo da investigação em jogos tem até agora patologizado o indivíduo com deficiência, em particular DI. Embora as intervenções neste contexto sejam atualmente consideradas um meio pertinente de empoderamento (Sousa & Costa, 2019), os adultos com DI são frequentemente colocados num papel passivo, em que os jogos não passam de um recurso terapêutico, não estimulando a autonomia dos indivíduos, o seu papel criativo ou de tomada de decisão (Wästerfors & Hansson, 2017).
A experiência anterior desta equipa no desenvolvimento de um online Course destinado a promover a inclusão de pessoas com ID (Sousa & Luz, 2020), veio demonstrar a falta de investigação aplicada à criação inclusiva de conteúdos em questões de acessibilidade motora e psicológica dos jogos desenvolvidos para esta população. Deste modo, o GameIn está orientado em investigação para a acessibilidade e empoderamento de familiares, cuidadores e profissionais da área para colaborarem na criação de jogos enquanto processo participativo, capaz de gerar atividades ocupacionais significativas e orientadas à autonomia das pessoas com DI, contribuindo para processos de criação de média mais igualitários.
Tendo em conta uma amostra de adultos com DI, cuidadores, familiares e profissionais, o projeto GameIn está direcionado para a investigação de um kit pressupondo o feedback de todos os intervenientes de forma a implementarem, autonomamente, as suas próprias atividades em cada contexto institucional. O kit permitirá a co-criação de jogos híbridos (jogos físicos com vertente digital) para serem jogados em tabuleiro ou em espaços reduzidos, com a vantagem do
feedback digital. O projeto GameIn vai documentar o processo de desenvolvimento do kit, monitorizar e avaliar os participante (antes e depois da intervenção), em paralelo com observação participante e outras métodos da etnografia dos média que permitam o estudo da sua potencial influência na promoção da literacia para os jogos, acessibilidade motora e psicológica, bem-estar, perceção de inclusão, autodeterminação, colaboração, e sentido de pertença.
As fases de desenvolvimento e de trabalho de campo do projeto GameIn irão incluir um conjunto de atividades destinadas à adaptação e validação de novos protocolos para a investigação com pessoas com deficiência. Estas fases irão igualmente explorar o game design para jogos híbridos e transmédia para estas populações, tendo em vista progressos na acessibilidade motora e cognitiva dos jogos e deste campo de estudos.
Com o objetivo de incrementar a inclusão e o bem-estar de pessoas com DI, um Game Inclusion Lab será desenvolvido como ferramenta para a colaboração e socialização entre indivíduos com DI dentro de cada instituição e entre instituições, tendo em vista a disseminação aberta de produtos jogáveis do projeto.
Os impactos expectáveis do projeto GameIn incluem dados contextuais baseados em evidências sobre processos de criação de média baseados em jogos, inclusivos, e sob a forma de atividades ocupacionais como estratégias para a inclusão, empoderamento e equidade. Os contributos científicos do projeto permitirão avançar os jogos para a DI, o game design, e a co-criação de jogos. Um outro contributo será o progresso em termos das atividades ocupacionais para pessoas com DI, tornado o desenvolvimento de jogos acessível a estas populações, legitimando-as no uso dos mesmos e no prazer de jogar.
O conjunto dos resultados do projeto GameIn será disseminado online de forma aberta a instituições e adultos com deficiência, tornando o projeto replicável a longo-prazo e pretendendo chegar aos principais atores na área da inclusão, incluindo decisores políticos. A visão do projeto encontra-se ainda intimamente ligada ao fomento da ligação entre a sociedade civil e a academia, sobretudo no campo dos game studies, possibilitando uma problematização da forma como a indústria dos jogos vê os jogadores com necessidades cognitivas e comunicacionais específicas.
Funding granted : 237 452,72 €